Radar da transparência

História da Ferrovia

Estação Ferroviária

A estação de Bonfim foi inaugurada em 1930. Mais tarde seu nome foi alterado para Silvânia. A estação fica afastada da sede do município. Conta-se que o Prefeito na época, não permitiu a passagem do trilhos pela cidade, por isto ela ficou longe: 2 quilômetros. Isto não ocorreu nas demais que passavam bem no centro das cidades. Hoje a estação está servindo como moradia, bastante mal conservada. “A estação de Silvânia foi inaugurada com o nome de Caturama, que quer dizer “Boa Sorte”. Anos mais tarde passou a ser chamada de Bonfim, tal qual o município e só depois recebeu o nome atual, acompanhando a troca do nome do município, em homenagem à família de Vicente Miguel da Silva, considerada de prestígio e de influência política.

Conversando com moradores mais antigos, estes afirmam que a ferrovia tinha planos de passar dentro da cidade, chegando até a deixar pronto o lastro dentro da malha urbana e além. Entretanto, ao que parece, o prefeito da época colocou inúmeros obstáculos, fazendo com que a estação fosse construída a seis quilômetros da cidade.

Seja como for, a estação que segue um modelo utilizado nas cidades mais populosas, tais como a de Ipameri e de Pires do Rio, é a única que tem uma enorme placa de inauguração: “Estrada de Ferro de Goyaz Caturama Inaugurada em 1º de Maio de 1930 sendo presidente da República Exmo. Sr. Dr. Washingon Luiz Pereira de Souza e Ministro da Viação Exmo. Sr. Dr. Victor Konder Presidente do Estado de Goyaz Exmo. Sr. Dr. Alfredo de Moraes Inspetor Federal das Estradas: Exmo. Sr. Dr. Edmundo de Almeida Monte Off. EFG É provável que esse modelo fosse a expansão prevista dos projetos “básicos”, aumentados conforme a necessidade. Segundo contam, um ano depois a ferrovia já atingia a estação de “Pindaibinha”, da qual eu nunca pude encontrar nem a localização e nem maiores informações” Glaucio H. Chaves, 02/2009.

Histórico da Linha

A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.

E. F. Goiaz (1930-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-Aos dias atuais)