A partir da indicação da vereadora Meire (PP), o plenário da Câmara de Silvânia aprovou o projeto que determina a capacitação em atendimentos de primeiros socorros em escolas, creches e berçários, públicos e particulares do município de Silvânia. A prática já foi adotada em outras localidades e é conhecida como lei “Lucas Begalli Zamora”.

O garoto Lucas de 10 anos, morreu em 2017, após se engasgar com um pedaço de salsicha durante um passeio escolar. Na ocasião, a ausência de um adulto capaz de aplicar técnicas de desengasgo, acabou complicando seu quadro, culminando em sua morte cerebral.

“Estatísticas mostram que acidentes com crianças e adolescentes, tidos como de baixa periculosidade, têm levado muitos jovens a enfrentar sequelas fisiológicas e anatômicas irremediáveis ou ainda, vir a óbito”, explica a vereadora em sua justificativa.

A matéria propõe que todas as instituições de ensino em Silvânia, capacitem seus profissionais em cursos de primeiros socorros. Além disso, o tema deverá fazer parte do conteúdo escolar aplicado aos alunos, como forma de também conscientizar os estudantes.

Os treinamentos deverão ser coordenados pela Secretaria Municipal de Educação, que poderá buscar parcerias com a Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e outras instituições. No ato posterior a capacitação, as unidades receberão o selo “Lucas Begalli Zamora”.

No projeto ainda fica instituída a Semana Municipal de Orientações de Noções de Primeiros Socorros, no mês de setembro, onde as ações deverão ser intensificadas e até ampliadas para outros setores.

Saiba mais em: https://www.camaradesilvania.go.gov.br/projetos.asp

Fonte: Assessoria de Comunicação